Comunicação Assertiva

A comunicação é de vital importância em qualquer relação, seja em relações profissionais, sociais ou pessoais. Ter boa comunicação está diretamente ligado ao conceito de sucesso. Para se ter um bom desempenho em qualquer projeto é de extrema importância saber se comunicar bem.

Comunicação assertiva significa a capacidade de expressar ideias e sentimentos de uma forma clara, objetiva, honesta e aberta. É saber expressar aquilo que você está pensando, respeitando os seus sentimentos e pensamentos, levando em consideração o outro, também, afinal, a comunicação é uma via de mão dupla.

Uma boa comunicação facilita também na tomada de decisão, auxilia a dizer ‘não’ quando não se sente confortável com uma situação; além de facilitar que o outro compreenda de forma clara e objetiva o que você está comunicando. A busca por uma comunicação assertiva se faz necessária para que os relacionamentos interpessoais possam ter qualidade.

 

Sua comunicação é assertiva?

 

Se relacionar com pessoas, em qualquer ambiente, também envolve a forma como nos comunicamos com elas. Por isso é tão importante saber se comunicar bem, expressar seus pensamentos e sentimentos de forma clara, afinal, a comunicação pode melhorar, e muito, a forma como você se relaciona consigo e com os outros.

Mas o que acontece é que muitas vezes a comunicação assertiva pode se confundir com uma comunicação mais impositiva, onde o interlocutor está preocupado somente em fazer valer os seus interesses, como se a comunicação assertiva se resumisse em impor o que

apenas uma pessoa pensa sobre determinado assunto, independente do que a mensagem possa provocar no outro. Com certeza, isso não é comunicação assertiva! 

 

Tipos de comunicação:

 

Comunicação é a troca de informação entre pessoas, envolve uma questão de sobrevivência. Não conseguimos sobreviver em sociedade sem a comunicação. Atualmente há tantos estímulos, a comunicação sofre influência de tantas informações que são processadas em curto espaço de tempo. Se comunicar de forma clara e eficiente se torna, então, um desafio!

Existem outros três tipos de comunicação além da comunicação assertiva que, apesar de terem algumas similaridades com a comunicação assertiva, dificultam a comunicação e a relação saudável entre as pessoas. São elas a Comunicação Passiva, a Comunicação Agressiva e a Comunicação Passiva-Agressiva.

 

Comunicação Passiva: Nesse estilo de comunicação, a característica principal é a ausência da expressão de sentimentos e pensamentos. Quem tem um estilo de comunicação passiva sente-se inseguro em expressar o que deseja, tendo dificuldade em expor suas ideias, anulando-se com frequência, a fim de buscar agradar ao outro. Sente-se amedrontado em criar algum tipo de conflito que possa gerar estresse, por isso, procura ser complacente em sua forma de agir e comunicar, mesmo que o não falar possa lhe trazer algum tipo de estresse e angústia.

Entre os principais fatores que possam gerar a comunicação passiva está o medo de consequências negativas, por se sentir ameaçado ou por confundir uma comunicação assertiva com um estilo mais agressivo.

 

Comunicação Agressiva: Esse estilo de comunicação é caracterizado pela maneira mais agressiva de agir e falar, marcada pela ignorância e pela desvalorização dos interesses do outro. Numa comunicação agressiva, o interlocutor costuma falar em tom mais alto,

interromper com frequência, e expressar suas opiniões como se fossem fatos, sem considerar a visão do outro. É aquele tipo de fala em que a pessoa “fala a verdade, doa a quem doer”.

Alguns fatores como as crenças de que a agressividade é a forma correta de se expor, uma percepção ameaçadora da situação ou do outro ou a dificuldade de desenvolver a empatia contribuem diretamente para um estilo de comunicação mais agressivo.

 

Comunicação Passiva-Agressiva: Esse estilo de comunicação mescla as características das comunicações passivas e agressivas. Em alguns momentos, a pessoa possui um estilo de comunicação mais passiva, demonstrando ser mais agradável para algumas pessoas, enquanto, em outros momentos, apresenta uma comunicação mais agressiva. Em geral, quem tem um estilo de comunicação passiva-agressiva demonstra dificuldade em se expressar com alguns tipos de pessoas e/ou ambientes, o que lhe gera conflitos e angústias. Já em outros momentos, se expressa com facilidade, porém, de uma forma agressiva.

Esse estilo de comunicação é favorecido por alguns fatores como a dificuldade de resolver o conflito de forma direta, e a divergência que ocorre quando querem dizer algo, mas agem de forma diferente.

 

Dicas para desenvolver uma comunicação assertiva

 

Ter comunicação assertiva é fundamental para se relacionar bem consigo e com os outros, por isso, trazemos algumas dicas para que você possa desenvolver uma comunicação mais assertiva:

  • Aprenda a entender o ambiente e o outro: na comunicação assertiva você precisa exercer a empatia, na prática. Para saber se comunicar de uma forma clara, eficiente e objetiva, você precisa saber como se comunicar em cada situação. Por exemplo, você não vai falar com seu esposo da mesma forma como você se comunica com o seu chefe. São situações diferentes e relações diferentes. Saber diferenciar cada relação e cada situação irá direcionar a forma como você se comunica com assertividade;

 

  • Aprenda a ouvir e a observar: a comunicação não é somente a fala, envolve também o ouvir e o se comportar. Na comunicação, o jeito de falar, a postura do corpo e o olhar também carregam informações, por isso, saber ouvir e a observar facilitam a manter uma comunicação assertiva;

 

  • Preste atenção a como você fala: Como disse acima, a comunicação também envolve a forma como você fala, a sua postura e o seu olhar. Então, se atentar ao volume de voz, as palavras usadas, as expressões faciais durante a comunicação são fundamentais para que a mensagem flua. Busque ser objetivo e claro, evite palavras que possam dar outro sentido a mensagem que você quer passar e demonstre interesse no outro, mantendo contato visual;

 

  • Fale com firmeza, mas com calma: quando se tem um estilo de comunicação mais passivo, pode ser difícil manter segurança no tom de voz, mas numa comunicação assertiva, é essencial que você tenha certeza do que quer falar. Por isso, procure manter um tom de voz firme, em um volume agradável, falando com clareza e objetividade;

 

  • Treine: Saber se comunicar com assertividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida. E por ser uma habilidade, é desenvolvida através de treinamento contínuo. Por isso, é tão importante estar em constante aprimoramento na comunicação, para se obter bons resultados e manter bons relacionamentos.

 

Ter um estilo de comunicação assertivo é bastante requisitado hoje em dia, por isso, seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá se comunicar da forma correta, em qualquer ambiente e com qualquer pessoa.

Para entrar em contato utilize o formulário abaixo

Telefone

(11) 4235-6373

WhatsApp

(11) 98129-0320

11 + 4 =

atendimento
KLAR
Olá, como posso te ajudar?
Caso queira saber mais sobre o atendimento ou agendar uma consulta.
Escreva abaixo.