Terapia Cognitivo-comportamental

Klar Clínica de Psicologia Terapia Cognitivo -comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é um modelo de terapia da psicologia que estuda o comportamento e as cognições do indivíduo, compreendendo a ideia de que cada um de nós, por meio das interações com o meio em que vivemos, desenvolvemos uma percepção muito particular do que nos rodeia.

Muitas vezes essas percepções (que originam nossas crenças, baseadas nas experiências das situações que vivemos), podem se tornar desadaptativas, dando início a um padrão de comportamentos que podem nos trazer muito sofrimento.

A TCC é uma abordagem bastante específica e direta, tendo bons resultados no tratamento de vários transtornos mentais como depressão, ansiedade, fobias, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, entre outros. Seu principal objetivo é identificar os padrões dos comportamentos, pensamentos e crenças que estão na origem do sofrimento, indicando estratégias e técnicas para tornar esses padrões mais assertivos.

As sessões de terapia cognitivo-comportamental podem ser classificadas como:

 

  • ​​Terapia de habilidades de enfrentamento, que busca desenvolver um repertório de habilidades e instrumentos para que o paciente lide melhor com as situações problemáticas; ​
  • Terapia de solução de problemas, que visa desenvolver estratégias gerais que possibilitem o paciente a lidar de forma assertiva com as variadas dificuldades pessoais;
  • Terapia de reestruturação, pressupondo que problemas emocionais sejam consequências de pensamentos mal adaptados, busca-se no tratamento reformular pensamentos distorcidos, promovendo pensamentos adaptativos.
atendiamento Enelida Oliveira terapia em SBC

Como funciona a terapia cognitiva comportamental

Durante a terapia, o psicólogo e o paciente vão identificando os padrões de pensamentos, comportamentos e crenças desadaptativas. A partir desse momento, o psicólogo auxiliará o paciente a encontrar e desenvolver novas habilidades, pensamentos e crenças mais assertivos, reestruturando esses padrões, que possibilitarão que a pessoas consigam se adaptar de forma positiva à sua realidade.

Para que esse processo de reestruturação dos pensamentos aconteça, é necessário que o terapeuta e o paciente consigam identificar as causas dos problemas, buscando as motivações por trás dos pensamentos, das crenças e dos comportamentos desadaptativos.

Os benefícios da terapia cognitivo-comportamental

No decorrer do processo terapêutico, é normal que os sentimentos ruins, pensamentos automáticos desadaptativos, as crenças e comportamentos inadequados se manifestem em diversos momentos, mas na terapia é possível aprender estratégias e habilidades úteis no enfrentamento e na modificação dos sintomas.

A partir da terapia, é possível estar no controle de determinados pensamentos, aumentando sua confiança e autoestima durante o processo, o que auxilia a lidar com perdas, sentimentos como raiva e tristeza, superar traumas, vivenciar melhor os relacionamentos e a melhorar a atenção e concentração, refletindo em melhorias no ambiente de trabalho, por exemplo.

Quem pode fazer a terapia cognitivo-comportamental

Qualquer pessoa que apresente algum transtorno mental ou algum tipo de conflito interno pode se beneficiar das técnicas da TCC, seja crianças, adolescentes, adultos ou idosos.  Porém, as técnicas dessas abordagens são indicadas, principalmente, quando os pensamentos e comportamentos automáticos apresentados pelo paciente são, em sua maioria, negativos.

Atendimento Presencial e Online

A psicoterapia é um dos melhores recursos existentes para o autoconhecimento e para identificarmos de que forma somos afetados por nossa história de vida e pelo mundo que nos rodeia.

Para entrar em contato utilize o formulário abaixo

fa phone square

Telefone

(11) 4235-6373

fa whatsapp

WhatsApp

(11) 98129-0320

9 + 11 =

atendimento
KLAR
Olá, como posso te ajudar?
Caso queira saber mais sobre o atendimento ou agendar uma consulta.
Escreva abaixo.